sábado, 14 de setembro de 2013

PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS DO NORTE (PARTE I) - LINHA DO SABOR (POCINHO-CARVIÇAIS-POCINHO) (23/08/2013)

O DIA ACORDA CEDO E BASTANTE NUBLADO. DE BICICLETA DEVIDAMENTE DESMONTADA E EMPACOTADA, ENCONTRO-ME NA ESTAÇÃO DO MARCO DE CANAVESES À ESPERA DO COMBOIO QUE VEM DO PORTO EM DIREÇÃO AO POCINHO.
ESTOU APREENSIVO POR CAUSA DO REVISOR MAS PENSO QUE NADA DIRÁ. JÁ EM PLENA LINHA DO DOURO, COMEÇO A VISLUMBRAR AS MARGENS DO RIO DOURO E AOS POUCOS TODA A IMPONÊNCIA DO SEU LEITO. AS PAISAGENS SÃO AVASSALADORAS E ORNADAS POR VINHAS E MAIS VINHAS. QUE BELEZA, QUE BONITO.
ESTAVA EU A TIRAR FOTOGRAFIAS QUANDO CHEGA O REVISOR PARA PICAR O BILHETE. OLHOU PARA O EMBRULHO E ESBOÇOU UM SORRISO E DIZENDO " ASSIM ESTÁ BEM...". A VIAGEM CONTINUOU DOURO A CIMA. NA ESTAÇÃO DA RÉGUA, TIVE DE MUDAR DE COMBOIO. COISA PACIFICA. QUANDO O MESMO PAROU NA ESTAÇÃO DO TUA, AINDA DEU TEMPO PARA ADMIRAR UMAS ANTIGAS LOCOMOTIVAS E CARRUAGENS POR ALI ARRUMADAS E DEITADAS UM POUCO AO ABANDONO. O COMBOIO PROSSEGUE E EU, VOU CONTINUANDO A DESLUMBRAR-ME COM A PAISAGEM JÁ BANHADA PELOS PRIMEIROS RAIOS DE SOL. ISTO É LINDO E PERCO-ME NAS MINHAS VISÕES SOBRE TAMANHA BELEZA.
SÃO 10:30 E POR FIM, CHEGO AO POCINHO. CORRE-ME PELO CORPO UM SENTIMENTO DE ALEGRIA E ADRENALINA EM ESTAR AQUI E DE IR PERCORRER ALGO COM HISTÓRIA.
DEPOIS DE MONTAR A BICICLETA, COLOCAR UM PROTETOR SOLAR SOBRE BRAÇOS, PERNAS, ROSTO E DE TER REABASTECIDO, AS PRIMEIRAS PEDALADAS RUMO À DESCOBERTA DA LINHA DO SABOR.
DEPOIS DE UMA LONGA SUBIDA DE 8KM DEBAIXO DE UM CALOR TÓRRIDO, CHEGO MESMO ASSIM CHEIO DE FORÇA A TORRE DE MONCORVO. UMA CIDADE PEQUENA MAS MUITO ACOLHEDORA. AQUI, ENTRO NA ECOVIA AINDA COM VESTÍGIOS (CARRIS).
JÁ PERCORRI ALGUNS KMS E A SENSAÇÃO QUE TENHO É DE UMA NOSTALGIA ENORME. ESTE É O SENTIMENTO QUE VOU TENDO À MEDIDA QUE AVANÇO PELO ECOVIA. AS PAISAGENS, OS APEADEIROS DEGRADADOS, ALDEIAS DESPIDAS DE GENTES DÃO ESSA SENSAÇÃO. A EXPERIÊNCIA CONTINUA A SER ENRIQUECEDORA E QUANDO PAREI EM CARVALHOSA, ONDE ANTIGAMENTE FUNCIONAVAM UMAS EXPLORAÇÕES MINEIRAS DE EXTRAÇÃO DE FERRO, OUÇO A ÚNICA VOZ DURANTE TODO O PERCURSO DA ECOVIA. "...SOFIA, ANDA AO TELEFONE..." FOI O QUE OUVI E FOI DITA EM FRANCÊS."... OLHA, UMA CASA DE EMIGRANTES..." PENSEI EU PARA MIM.
A "LINHA" E O SENTIMENTO NOSTALGICO É O MESMO. AS PAISAGENS CONTINUAM BELAS E SÓ OS APEADEIROS DEGRADADOS A DESTOAM. CHEGO A CARVIÇAIS E VEJO UMA TERRA VAZIA, SEM UMA ALMA VIVA A VAGUEAR PELAS RUAS. JUNTO À ESTAÇÃO, UMA ENORME PRAÇA DE NOME "PRAÇA DA ESTAÇÃO", ESTÁ COMPLETAMENTE "MORTA". NOTA-SE QUE EM TEMPOS ESTE LUGAR DEVERIA SER DE UMA AZÁFAMA ENORME. HÁ CAFÉS, RESTAURANTES, CASAS DE COMÉRCIO QUE ESTÃO FECHADOS, VELHOS E VOTADOS AO ABANDONO... É ASSIM O ESTADO EM QUE TUDO SE TRANSFORMOU COM O FIM DA LINHA.
GOSTAVA DE PROSSEGUIR MAS O PLANO É VOLTAR PARA TRÁS, POIS TENHO UM COMBOIO PARA "APANHAR".
O REGRESSO É FEITO À IMAGEM DO QUE FIZ NA VOLTA. COM CALMA E APRECIAR O QUE ME ESCAPARA DA PRIMEIRA VEZ QUANDO PASSEI NÃO HÁ MUITAS HORAS.
EM LARINHO, A LINHA FAZ UMA CURVA ENORME PARA VENCER O DESNÍVEL. O SEU APEADEIRO, ESTÁ CONVERTIDO NUM CAFÉ-RESTAURANTE E É O ÚNICO ENTRE TORRE DE MONCORVO-CARVIÇAIS QUE ESTÁ RESTAURADO.
ISTO ESTÁ A SER ESPETACULAR E ENRIQUECEDOR E É DÁ QUE PENSAR NO QUE ESTA REGIÃO PERDEU COM O FIM DA LINHA.
CHEGADO NOVAMENTE À ESTAÇÃO DO POCINHO, O MESMO RITUAL DA MANHÃ, DESMONTAR E EMBALAR A BICICLETA MAS DESTA VEZ, COM DESTINO À RÉGUA ONDE VOU PERNOITAR NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS.
NOVA VIAGEM DESLUMBRANTE DE COMBOIO QUE ENCHEU (PESSOAS QUE SUBIRAM O DOURO DE BARCO)QUANDO CHEGOU AO PINHÃO. PARECIA UMA LATA DE SARDINHAS COM TANTA GENTE NAS CARRUAGENS.
CHEGADO À RÉGUA, MAIS UMA VEZ O MESMO RITUAL DO MONTAR A BICICLETA E ZARPAR EM DIREÇÃO AO QUARTEL. PELO CAMINHO, AINDA FIZ UNS METROS DO CAMINHO PORTUGUÊS DO INTERIOR QUE VAI PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA. EM PLENO FUI RECEBIDO AMAVELMENTE PELO SRº RUI LOPES (ADJUNTO DE COMANDO) QUE ME INSTALOU CONFORTAVELMENTE E ME COLOCOU À VONTADE. FOI(RAM) ESPETACULARES. AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO PESO DA RÉGUA, UMA VEZ MAIS O MEU OBRIGADO.
PARA TERMINAR A JORNADA, SEGUIU-SE UM BREVE JANTAR PARA RECUPERAR AS FORÇAS E UM BOM SONO PARA ACORDAR BEM DE MANHÃ PARA SEGUIR VIAGEM PELA LINHA DO CORGO.


 photo CIMG9199_zps82514142.jpg

DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO SABOR QUE LIGAVA POCINHO A DUAS IGREJAS (MIRANDA DO DOURO)

 photo CIMG9066_zpsb8a7a69e.jpg
 photo CIMG9067_zps96fcec4b.jpg

A Linha do Sabor é uma linha ferroviária portuguesa de via estreita, extinta, que ligava a Estação de Pocinho, na Linha do Douro, à estação de Duas Igrejas - Miranda, em (Duas Igrejas / Dues Eigreijas), nos arredores de Miranda do Douro / Miranda de l Douro, no extremo nordeste do país. Embora tenha começado a ser planeada em 1877 , o seu primeiro troço, entre Pocinho e Carviçais, só foi inaugurado em 1911 , tendo sido concluída com a chegada a Miranda do Douro, em 1938. Os serviços ferroviários foram encerrados em 1988.

Planeada desde 1877, a construção da Linha do Sabor tinha como objectivo fornecer uma ligação ferroviária ao Planalto de Miranda, atravessando os Concelhos de Moncorvo, Freixo, Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro; esta região possuía uma forte produção agrícola, principalmente em termos de pecuária, e importantes recursos naturais, destacando-se as minas de ferro em Torre de Moncorvo e os depósitos de mármore e alabastro de Santo Adrião, em Vimioso. No entanto, apesar da sua riqueza, esta zona encontrava-se muito deficiente em termos de comunicações, com a rede viária pouco desenvolvida; com efeito, nos princípios do Século XX, a Estrada Real n.º 9, entre a região da Beira e a fronteira com Espanha, passando por Moncorvo e Mogadouro, ainda estava no início da sua construção, faltando atravessar o Rio Douro junto ao Pocinho. Por outro lado, a Linha também deveria servir o tráfego internacional na província em Zamora.
Em Setembro de 1878, o engenheiro e estadista João Crisóstomo de Abreu e Sousa apresentou um relatório sobre os caminhos de ferro em Portugal, aonde previu a construção de várias ligações ferroviárias; entre as linhas projectadas, encontrava-se uma entre Miranda do Douro e a foz do Rio Sabor, na Linha do Douro, para transportar alabastro de Vimioso e os minérios de Reboredo, e que continuava para Sul até Vila Franca das Naves, na Linha da Beira Alta.

Quando o conselheiro Emídio Navarro passou pela pasta das Obras Públicas, levou a cabo um plano de desenvolvimento do transporte ferroviário em Portugal ; no âmbito deste programa, foram realizados estudos às ligações ferroviárias complementares às Linhas do Douro e Minho. Em poucos dias, foram criadas várias brigadas, para a realização dos estudos; a análise da Linha de Pocinho a Miranda foi dirigida pelo engenheiro Augusto Luciano Simões de Carvalho.
No entanto, no projecto de lei de 1887 para a construção de vários caminhos de ferro a Norte do Mondego, esta Linha não foi contemplada, devido à sua natureza complementar, tendo sido relegada para uma futura providência; ainda assim, foram feitos, em 1888, os estudos para o uso de via larga, tendo sido calculado que o custo quilométrico seria de 49:000$000 réis para a primeira secção, e de 14:000$000 réis nas seguintes.
Um estudo dos depósitos no Reboredo, realizado pelos engenheiros Lourenço Malheiro e Pedro Victor da Costa Sequeira, preconizava a construção de um caminho de ferro, que iria ser bastante importante, não só pelo transporte de minério, mas também pelas suas relações transfronteiriças. Nessa altura, foi elaborado um projecto para a primeira secção, do Pocinho a Carviçais, pelo engenheiro Manuel F. da Costa Serrão; esta parte da linha seria a mais difícil e dispendiosa, pela elevada quantidade de obras de arte necessárias, devido ao reduzido espaço disponível e aos grandes desníveis a vencer. Devia empregar-se a via larga, de forma a evitar a necessidade de transbordos no Pocinho, e para possibilitar uma futura ligação internacional. Numa monografia publicada em 1890 na Revista de Obras Públicas, Costa Serrão defendia o prolongamento da linha até à região de Zamora, em Espanha.
Porém, com a crise de 1890, o erário público ficou bastante reduzido, tendo sido suspensas quase todas as obras ferroviárias no território nacional, incluindo as projectadas; no entanto, as populações ao longo da futura Linha continuaram a reclamar a sua construção, reclamando das precárias condições em que se encontravam as vias de comunicação.
Em 6 de Outubro de 1898, foi publicado, por exortação de Elvino de Brito, um decreto, que ordenou o estudo e classificação dos caminhos de ferro que ainda não dispusessem de um projecto, a Norte do Rio Mondego e a Sul do Rio Tejo, de forma a integrá-los em planos gerais da rede ferroviária. Um dos membros da comissão técnica responsável pelo planeamento das linhas, Simões de Carvalho, conseguiu que o projecto da Linha do Pocinho a Miranda fosse inserida no plano, com via larga ; desta forma, seria facilitada a futura ligação internacional, baseada no estudo de 1890 de Costa Serrão.9 No entanto, as corporações consultivas discordaram do uso da via larga, devido à extrema dificuldade que a construção iria oferecer, e pelo facto de se considerar que as previsões de tráfego eram demasiado optimistas; por seu lado, os militares também defenderam o uso de via estreita, devido à proximidade do traçado em relação à fronteira. Assim, o Conselho Superior de Obras Públicas propôs uma solução intermédia, que preconizava a utilização de via métrica em todo o percurso da Linha, mas com um ramal de bitola ibérica entre o Pocinho e as Minas de Reboredo; a passagem pela Ponte do Pocinho seria realizada em via algaliada. A utilização deste tipo de via, e de curvas de raio reduzido, tinham como propósito reduzir os custos de construção. Esta solução foi aceite, tendo a Linha sido, assim, inserida no Plano da Rêde Complementar das Linhas do Minho e Douro, decretado em 13 de Fevereiro de 1900. Neste documento, também se encontrava a referência à Transversal de Trás-os-Montes, que ligaria as Linhas do Sabor, Tâmega, Corgo, Tua, e Basto. Entretanto, uma lei de 14 de Julho de 1899 tinha autorizado o dispêndio de 3 milhões de reais na construção de várias linhas, nas quais não se encontrava, no entanto, a Linha do Pocinho a Miranda, uma vez que não se encontrava ainda classificada, e porque se previa que o seu custo iria ser superior ao permitido.
Em Dezembro de 1901, o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria encarregou o conselho de administração da companhia dos Caminhos de Ferro do Estado de preparar e abrir o concurso para a construção da Ponte do Pocinho , e uma portaria de 1 de Dezembro de 1902 abriu um novo concurso para a construção da Ponte, utilizando a bitola ibérica. A construção foi concessionada à Empreza Industrial Portugueza. O local da ponte foi bastante próximo do que tinha sido previsto no anteprojecto de 1887, com uma rasante em rampa para começar desde logo a vencer o desnível existente entre o Rio e o planalto. Nesta altura, surgiu a questão se o ramal privativo das minas deveria ir até Reboredo, ou ter apenas as dimensões indispensáveis para o transporte dos minérios; com efeito, previa-se que a construção iria ser bastante onerosa e complicada, devido às difíceis condições no terreno, pelo que a via estreita se apresentava mais apta, devido à sua maior flexibilidade e adaptação ao relevo. Fazer a linha em via algaliada seria, assim, perder as vantagens inerentes a construir apenas em bitola métrica. Por outro lado, a via algaliada permitiria evitar os transbordos de minério no Pocinho, e reduzir, assim, os custos de transporte, que já iriam ser bastante elevados, devido à distância a percorrer até ao porto de embarque. Além disso, as vias entre as minas e a futura estação de Reboredo teriam forçosamente de ser em via reduzida, pelo que teria sempre de se realizar as operações de transbordo naquela interface. Assim, chegou-se à conclusão que a utilização de duas bitolas distintas seria desnecessária, devido à facilidade com que os transbordos seriam realizados no Pocinho, pelo que se decidiu avançar com a construção da linha apenas em bitola métrica. Não se colocou de parte, no entanto, uma terceira hipótese, de utilizar via algaliada na Ponte do Pocinho, de forma a se poder instalar uma estação de transbordo na margem Norte do Rio Douro, aonde havia mais espaço disponível do que no Pocinho.
Nos inícios de 1903, o Ministro das Obras Públicas, Conde de Paçô Vieira, apresentou uma proposta para a construção, por parte do Estado, de vários caminhos de ferro em Portugal, financiada pelo Fundo Especial de Caminhos de Ferro, um órgão governamental de auxílio financeiro aos caminhos de ferro; a linha do Pocinho a Miranda também poderia ser instalada pelo Governo, ou contratada, com recurso a garantias de juro. A atenção prestada ao transporte ferroviário por Paçô Vieira provocou uma multiplicação dos requerimentos e pedidos por parte de várias instituições públicas e privadas, para a construção de caminhos de ferro; no caso da Linha do Sabor, foi a população de Miranda do Douro que mais apoiou este projecto.6 Assim, uma portaria datada de 9 de Março de 1903 ordenou a execução dos estudos para toda a linha, em via métrica; este documento também procurou adjudicar a construção e gestão desta linha à iniciativa particular, com uma garantia de juro de 5,5%.
No entanto, esta iniciativa falhou, pelo que uma carta de lei de 1 de Julho de 1903 autorizou o Estado Português a construir directamente a Linha do Pocinho a Miranda1 , utilizando os recursos do Fundo Especial. Nesse mês, já se tinham iniciado os estudos da primeira secção da Linha, correspondente ao troço entre o Pocinho e Carviçais; o encarregado pelos estudos foi o engenheiro Themudo, sob a direcção de Affonso Cabral. O projecto para a Ponte do Pocinho já tinha sido elaborado por Estevam Torres, tendo sido afecto ao Conselho Superior de Obras Públicas.
No dia 15 do mesmo mês, um decreto ordenou que o troço em via algaliada fosse reduzido, deixando de ir até Reboredo, e passando a ser apenas até à margem Norte do Rio Douro, onde se estabeleceria um ponto de transbordo para os minérios; o resto da linha seria apenas em bitola métrica.
Em Outubro, os estudos para a primeira secção da Linha estavam muito adiantados, prevendo-se o início dos trabalhos ainda para esse ano, a partir da margem direita do Rio Douro; para as obras, foi aplicada uma verba inicial de 50:000$000 réis, que seria reforçada no ano seguinte.
Em 11 de Novembro, uma portaria estabeleceu que toda a linha deveria ser em via métrica, embora a Ponte devesse ser preparada para receber bitola ibérica ; desta forma, o transbordo das mercadorias passaria a ser realizado na Estação do Pocinho, que teve de ser profundamente modificada, de forma a acomodar estas novas funções.19 Os planos para a linha e para a ponte foram regulados, correspondentemente, pelas portarias de 20 de Junho e 8 de Outubro do mesmo ano, e um decreto de 21 de Outubro voltou a estabelecer os subsídios para a construção.

Troço do Pocinho a Carviçais

Em 15 de Novembro de 1903, foram inauguradas oficialmente as obras na Linha do Sabor, começando pela Ponte do Pocinho. Em 14 de Fevereiro de 1905, os Caminhos de Ferro do Estado marcaram, para 21 de Março, o concurso referente às empreitadas B e C, no troço entre Pocinho e Moncorvo. Em Outubro de 1905, já se estavam a realizar os estudos para o troço seguinte da Linha.
As obras da Ponte terminaram em 1906, tendo o primeiro troço, entre Pocinho e Carviçais, sido inaugurado em 17 de Setembro de 1911.

Troço de Carviçais a Lagoaça

Em 7 de Outubro de 1925, um comboio de adubos entre Lagoaça e Carviçais foi atingido por vários tiros junto à localidade de Fornos, ferindo gravemente um dos funcionários; a composição retornou para a Estação de Lagoaça, que foi invadida pela população, com o intuito de incendiar o comboio. A tentativa falhou graças à rápida intervenção da Guarda Nacional Republicana, que foi chamada ao local. Este episódio demonstrou a animosidade que a população possuía contra a introdução do transporte ferroviário naquela região.
A constante desorganização administrativa dos Caminhos de Ferro do Estado, agravada pela instabilidade política, e que se acentuou após a Revolta de 19 de Outubro de 1921, teve efeitos nefastos na gestão das suas linhas, com o coeficiente de exploração a aumentar. As obras de construção foram interrompidas, prevendo-se, em Julho de 1926, que se iniciariam em breve as obras além da Estação de Carviçais, até ao Mogadouro. Nesse ano, os trabalhos ainda estavam a avançar com dificuldade, não tendo sido possível levar a linha até Bruçó, como estava previsto.
Como resultado da situação pela qual os Caminhos de Ferro do Estado se encontravam, o Estado resolveu passar a gestão das antigas linhas desta entidade para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, em dia 27 de Março de 1927. Foi, assim, com a CP que se inaugurou o troço até Lagoaça, em 6 de Julho de 1927. Em 27 de Janeiro de 1928, foi assinado o contrato de trespasse das Linhas do Sabor e do Corgo, para a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, uma vez que, devido à sua maior experiência na gestão de linhas de via estreita, se apresentava mais apropriada para explorar estas ligações. O contrato teria a duração de 30 anos, entrando em vigor no dia 11 de Março do mesmo ano. Em troca da concessão, a Companhia teria de entregar ao Estado uma renda fixa, correspondente a 6% das receitas brutas do tráfego, e uma renda variável, que se baseava numa percentagem dos lucros líquidos; a condição da renda fixa foi criticada, uma vez que as linhas já eram por si próprias deficitárias, tendo como principal função complementar o tráfego de passageiros e mercadorias na Linha do Douro. Caso as linhas dessem prejuízo, como sucedeu, o Estado cobriria até 70% do défice, excepto se essa situação se devesse a casos de Força maior ou de insuficiência de tarifas.

Troço de Lagoaça ao Mogadouro

O Decreto 18190, de 28 de Março de 1930, classificou oficialmente a Linha do Sabor até ao Vimioso, com ligação às Pedreiras de Santo Adrião; encontrava-se, igualmente, incluída a Transversal de Chacim, que ligaria Macedo de Cavaleiros ao Mogadouro, transitando pela localidade de Chacim.
A Companhia Nacional tomou, assim, a construção da empreitada N1, correspondente ao troço de Lagoaça ao Mogadouro, e que entrou ao serviço em 1 de Julho de 19301 ; porém, a Direcção Geral de Caminhos de Ferro entendeu que o antigo plano dos trabalhos para aquele troço estava incompleto, e por isso ordenou que fossem realizados vários projectos e orçamentos, para duas casas de partido de conservação, habitações para os carregadores em Bruçó e Vilar do Rei e para o pessoal braçal em Mogadouro, um cais coberto para mercadorias, em Vilar do Rei, e um cais descoberto em Mogadouro. Devido, no entanto, a atrasos na aprovação destes investimentos, a sua construção só se pôde iniciar em Agosto de 1930, tendo sido completos em 1932, junto com as últimas obras de assentamento naquele troço. Ao mesmo tempo, já se encontrava em construção o troço entre Mogadouro e Urrós.

Troço de Mogadouro a Duas Igrejas-Miranda

Entretanto, continuaram os problemas de exploração; embora a Companhia Nacional tenha conseguido melhorar a gestão da linha, o que se reflectiu na redução das despesas e consequentemente no coeficiente de exploração, que baixou de uma média de 9,84 entre 1923 e 1925, para uma média de 1,78, entre 1929 a 1933, o balanço continuava a ser negativo. Para conseguir o pagamento de 70% do défice por parte do Estado, como tinha sido acordado anteriormente, a Companhia Nacional teve de recorrer aos tribunais; o Tribunal Arbitral, num acórdão de 5 de Julho de 1932, deu razão à Companhia, declarando que esta não podia ser culpada das condições em que operava, devido aos difíceis traçados das linhas e aos problemas com o material circulante, que já era anterior aos contratos; por outro lado, estes factores explicavam, igualmente, a insuficiência das tarifas em cobrir as despesas. Desta forma, o Estado foi condenado a pagar 2.764.000$00 escudos, por compensação do défice entre 1929 e 1931, relativo às Linhas do Sabor e do Corgo. Outros factores que foram apontados como causadores desta situação foram a crise económica que se fazia sentir naquela altura, e o forte desenvolvimento do transporte rodoviário.
Em 1932, começaram os serviços de ambulâncias postais nesta linha, que seriam suprimidos em 1972. Em 1933, foi colocada uma trave de ferro sobre os carris, junto à estação de Mogadouro, para descarrilar o serviço correio proveniente do Pocinho; o maquinista conseguiu parar a composição, evitando, assim, um acidente.
Em 15 de Novembro de 1934, uma comissão de Miranda do Douro foi recebida pelo ministro Duarte Pacheco, pedindo que fosse construída uma variante à Linha do Sabor. Nesse ano, continuaram as obras entre Mogadouro e Urrós , e foi balastrado, com pedra britada, o troço entre Pocinho e Moncorvo. Ainda no mesmo ano, o Conselho Superior de Caminhos de Ferro encontrava-se a estudar uma forma de melhorar as condições em que a Linha estava a ser operada; com efeito, a situação da Companhia Nacional continuava muito negativa, estando a empresa à beira de falir, ou de abandonar a gestão das Linhas do Sabor e Corgo. Uma comissão que tinha sido formada para estudar este problema apontou um estudo do engenheiro Vasconcelos de Sá, que defendia o uso de automotoras, uma vez que permitiam separar o transporte de mercadorias e dos passageiros, e reduzir consideravelmente as despesas de exploração.
No ano seguinte, continuaram as obras até Urrós, e foi aberto o concurso para a construção do troço desde aquela estação até Duas Igrejas. Nesse ano, a Companhia Nacional renovou os componentes metálicos da via entre Pocinho e Moncorvo. Na reunião do Conselho de Ministros de 10 de Janeiro de 1934, foi aprovada a minuta do contrato para a terceira empreitada da Linha do Vale do Sabor, que consistiu nas terraplanagens e instalação das infra-estruturas de via e das estações, cabos telefónicos, e estradas de acesso para Sendim e Duas Igrejas.
O troço até Duas Igrejas-Miranda foi inaugurado em 22 de Maio de 1938.3 4 A Ponte foi desde logo construída com a resistência necessária a uma possível adaptação a via larga.

Este caminho de ferro foi utilizado para importar adubos e trigo de adubos para esta região e escoar a produção agrícola; além dos minérios de carvalhal, eram exportadas laranjas de Mazouco, pão de Lagoaça e de Felgar, mantas e broas de milho de Miranda do Douro, cerejas de Variz, e lembranças do Menino Jesus da Cartolinha.

Todos os serviços ferroviários na Linha do Sabor foram suspensos em 1988.

Entre os finais de 2011 e princípios de 2012, foi anunciado que a empresa multinacional anglo-australiana Rio Tinto estaria a planear vários investimentos, de forma a reabrir as Minas de Moncorvo ; uma das soluções apresentadas para o escoamento do minério passava pela construção de um caminho de ferro, no antigo traçado da Linha do Sabor, até ao Pocinho, utilizando os comboios a rede existente até aos Portos de Leixões ou Aveiro. Propôs-se, igualmente, reavivar o antigo projecto de construção de uma linha entre o Pocinho e Vila Franca das Naves, na Linha da Beira Alta, como forma de facilitar o transporte do minério para Espanha.43 No entanto, a companhia desmentiu estas notícias, tendo acusado a imprensa portuguesa de especulação.
Nos inícios de 2012, a Rede Ferroviária Nacional declarou que pretendia transformar todo o antigo traçado da Linha do Sabor numa via verde, aproveitando o facto de atravessar o Parque Natural do Douro Internacional.

PARA A POSTERIDADE, FICAM AS FOTOS :)

NA ESTAÇÃO DO MARCO DE CANAVESES E JÁ COM A BATINA DEVIDAMENTE EMBALADA :)

 photo CIMG9069_zps1c0341ea.jpg
 photo CIMG9068_zps1c114530.jpg
 photo CIMG9070_zpse5645477.jpg

ESTE É O LOCAL DA LINHA DO DOURO, DE ONDE SE VÊ PELA PRIMEIRA VEZ O RIO DOURO EM TODA A SUA LARGURA

 photo CIMG9074_zps26c945f7.jpg

UIIII, A LINHA JUNTO AO RIO

 photo CIMG9081_zpsc3a08d51.jpg

NO APEADEIRO DA ERMIDA

 photo CIMG9081_zpsc3a08d51.jpg

O BARCO NO DOURO E OS TURISTAS A BORDO

 photo CIMG9089_zps4cdf7e8c.jpg

NA RÉGUA TIVE DE MUDAR DE COMBOIO

 photo CIMG9100_zpsc3500bfc.jpg

BARRAGEM NA RÉGUA

 photo CIMG9112_zps2e7f5080.jpg

FUI SEMPRE ENTRE VAGÕES PARA ADMIRAR MELHOR A PAISAGEM

 photo CIMG9114_zpsc3d38454.jpg

AS VINHAS ERAM ÀS MILHARES E A CONSONÂNCIA COM O RIO DOURO, ERA TOTAL

 photo CIMG9109_zpsaf1d2f5a.jpg
 photo CIMG9115_zps450a9aa4.jpg
 photo CIMG9117_zps56d966a7.jpg

AS POVOAÇÕES NAS ESCARPAS DAS SERRAS E JUNTO AO RIO FORMAVAM UM PUZZLE PERFEITO

 photo CIMG9118_zps30a75d1a.jpg
 photo CIMG9120_zpsf6994f5b.jpg

NO APEADEIRO DO FERRÃO

 photo CIMG9123_zps6093c5c3.jpg

 photo CIMG9124_zps73814f9e.jpg
 photo CIMG9126_zps2a34a0cd.jpg

NO PINHÃO E NA SUA ESTAÇÃO...

 photo CIMG9127_zps40bc9779.jpg
 photo CIMG9129_zpsf9e40f4f.jpg
 photo CIMG9130_zps815b8e3c.jpg
 photo CIMG9132_zps441e8beb.jpg
 photo CIMG9133_zps1932c3ef.jpg
 photo CIMG9134_zps5b8d9dc2.jpg
 photo CIMG9135_zps33a203fe.jpg
 photo CIMG9136_zpsada06efe.jpg

E CONTINUAMOS DOURO ACIMA SOB O OLHAR ATENTO DE GRANDES QUINTAS GUARNECIDAS PELAS SUAS VINHAS E SOLARES

 photo CIMG9142_zps89bbfe4f.jpg
 photo CIMG9143_zps204c0428.jpg
 photo CIMG9144_zps8c21df50.jpg
 photo CIMG9145_zpsfe764f97.jpg
 photo CIMG9146_zps01b6bcab.jpg

NA ESTAÇÃO DO TUA, VI LOCOMOTIVAS E CARRUAGENS VELHAS, DESPIDAS E ARRUMADAS NO TEMPO

 photo CIMG9148_zpsb157e5b2.jpg
 photo CIMG9149_zps7e012453.jpg
 photo CIMG9150_zps03c73efc.jpg
 photo CIMG9151_zpscf03555f.jpg

MAIS UMA BARRAGEM NO DOURO

 photo CIMG9152_zps4ea0dd01.jpg
 photo CIMG9155_zps854a63fd.jpg

QUE FABULOSO...

 photo CIMG9156_zpsf4850b2d.jpg
 photo CIMG9157_zps0f866d90.jpg
 photo CIMG9158_zps345370a6.jpg
 photo CIMG9159_zpsaba1cae7.jpg
 photo CIMG9160_zpse77e863c.jpg
 photo CIMG9161_zps2972250c.jpg
 photo CIMG9162_zpscfd350e0.jpg



PONTE METÁLICA ONDE O COMBOIO MUDA DE MARGEM ATRAVESSANDO O RIO DOURO

 photo CIMG9163_zps08048caa.jpg

E O RIO CONTINUA IMPONENTE

 photo CIMG9164_zps595ba376.jpg
 photo CIMG9165_zps7a5ff494.jpg
 photo CIMG9169_zpseba76c97.jpg
 photo CIMG9171_zpsfdea6751.jpg
 photo CIMG9172_zps2f83f8f8.jpg

APEADEIRO DE FREIXO DE NUMÃO

 photo CIMG9177_zpsd6a02990.jpg

O COMBOIO ESTÁ A CHEGAR AO POCINHO E EU, JÁ VEJO A LINHA DO SABOR :)

 photo CIMG9180_zps527cad4e.jpg
 photo CIMG9181_zpse0953f56.jpg
 photo CIMG9182_zps1c46904c.jpg

CHEGUEI AO POCINHO

 photo CIMG9179_zps7fa75a33.jpg
 photo CIMG9183_zpsad904369.jpg
 photo CIMG9185_zps4b82a099.jpg

"VIAJEI" NESTA LOCOMOTIVA

 photo CIMG9184_zps5f559556.jpg

E AÍ ESTOU EU NO PROCESSO DE MONTAGEM...

 photo CIMG9186_zps64cfa52c.jpg
 photo CIMG9187_zpsf1ed9b2a.jpg

JÁ PRONTA PARA MAIS UM ASSALTO A UMA LINHA FÉRREA DESATIVADA

 photo CIMG9188_zpse4037ab5.jpg

PAINEL BONITO NA ESTAÇÃO

 photo CIMG9189_zps6d01e372.jpg

SÃO HORAS DE PARTIR E DEIXAR PARA TRÁS A ESTAÇÃO DO POCINHO

 photo CIMG9190_zpsf81e597a.jpg
 photo CIMG9191_zps21f2661f.jpg
 photo CIMG9193_zps8944f2de.jpg

A PONTE DESATIVADA COM O FIM DA LINHA

 photo CIMG9192_zps71f76a60.jpg

O MONGE ABORDANDO A LINHA

 photo CIMG9194_zps8d165dc0.jpg

BARRAGEM DO POCINHO

 photo CIMG9195_zps43c1affe.jpg
 photo CIMG9197_zps33c98511.jpg
 photo CIMG9204_zpsa7f30a36.jpg

A PARTE DA LINHA DO DOURO QUE ESTÁ DESATIVADA. EXATAMENTE, O RAMAL DE BARCA D'ALVA

 photo CIMG9196_zps3844c836.jpg

MESMO DESATIVADA, A PONTE CONTINUA BELA E CHEIA DE ENCANTO E CARREGADA DE HISTÓRIA

 photo CIMG9198_zpsc761e405.jpg
 photo CIMG9199_zps82514142.jpg

AINDA A TEMPO DE VER UM BARCO COM TURISTAS A DESCER NA COMPORTA DA BARRAGEM

 photo CIMG9200_zps91fc2f19.jpg

O MONGE

 photo CIMG9202_zpsd2b36b96.jpg
 photo CIMG9205_zps8f650067.jpg

UIIII COM TANTO CALOR, AINDA TINHA DE SUBIR TUDO AQUILO

 photo CIMG9207_zps0eab3fa5.jpg

LINDO...LINDO...LINDO...

 photo CIMG9209_zps349a7786.jpg
 photo CIMG9210_zpsed9a3eee.jpg
 photo CIMG9211_zps67b7422c.jpg
 photo CIMG9213_zps909e6b20.jpg

AINDA TANTO PARA SUBIR...

 photo CIMG9214_zpsbab8bdda.jpg

E O QUE EU JÁ SUBI...

 photo CIMG9215_zps8724dae0.jpg
 photo CIMG9216_zpsd2ddf321.jpg

JÁ DEPOIS DE AS GRANDES MONTANHAS ULTRAPASSADAS, É HORA DE DESCER PARA TORRE DE MONCORVO E AQUI, A PAISAGEM É DE PERDER DE VISTA

 photo CIMG9219_zps425573dc.jpg
 photo CIMG9220_zpse742ac98.jpg


TORRE DE MONCORVO

 photo CIMG9221_zps7c2e4d4b.jpg
 photo CIMG9222_zpsfa8962cf.jpg
 photo CIMG9223_zps7fd2d73a.jpg
 photo CIMG9224_zps8c01080a.jpg
 photo CIMG9225_zps0fb0fb80.jpg

E ENTRANDO NA LINHA DO SABOR

 photo CIMG9226_zpsc3e9c0bc.jpg
 photo CIMG9227_zps0b525716.jpg
 photo CIMG9228_zps263eface.jpg
 photo CIMG9229_zps9b060215.jpg
 photo CIMG9230_zps30738a08.jpg

VESTÍGIOS DE CARRIS NA ECOVIA

 photo CIMG9231_zps7e65b642.jpg
 photo CIMG9232_zpse2337acc.jpg

NA ESTAÇÃO DE TORRE DE MONCORVO

 photo CIMG9233_zpsbb3fb482.jpg
 photo CIMG9234_zps61f1ce1a.jpg
 photo CIMG9235_zps641c2510.jpg
 photo CIMG9237_zpsb1f75d51.jpg
 photo CIMG9238_zpsf0646988.jpg
 photo CIMG9239_zpsb58bec2f.jpg
 photo CIMG9240_zps233ea6a3.jpg
 photo CIMG9241_zpsc25fb365.jpg
 photo CIMG9242_zpsf18b8db6.jpg
 photo CIMG9243_zps4adc6f32.jpg

E CONTINUO EU A MINHA DEMANDA ATÉ CARVIÇAIS, DEIXANDO TORRE DE MONCORVO PARA TRÁS

 photo CIMG9244_zpsb3670bd3.jpg
 photo CIMG9246_zps9a91ff9b.jpg
 photo CIMG9247_zpsa1b8d0bc.jpg
 photo CIMG9248_zpsceeaa8ed.jpg
 photo CIMG9249_zps13c04fc7.jpg
 photo CIMG9250_zps1b706aeb.jpg
 photo CIMG9251_zpsc9ce96ca.jpg

UM APEADEIRO EM ESTADO DEGRADADO

 photo CIMG9252_zpsf9d4ff4d.jpg

A LINHA CONTINUA A PROPORCIONAR UMA ALEGRIA E UMA INTERAÇÃO ENORME

 photo CIMG9253_zps676010e0.jpg
 photo CIMG9254_zps250fd7ce.jpg
 photo CIMG9255_zps8c5e9441.jpg

HORA DO "ALMOÇO" SOB A BÊNÇÃO DO CONVENTO

 photo CIMG9256_zps3d2aef31.jpg
 photo CIMG9257_zps95b0b3ec.jpg
 photo CIMG9258_zps003420e5.jpg
 photo CIMG9259_zps53a755f5.jpg

PASSAGEM POR LARINHO ONDE O SEU APEADEIRO ESTÁ CONVERTIDO NUM CAFÉ-RESTAURANTE

 photo CIMG9260_zps18bf6a06.jpg
 photo CIMG9261_zps2dbe06d0.jpg
 photo CIMG9262_zpsd4bc53c5.jpg
 photo CIMG9263_zps7428bf5d.jpg
 photo CIMG9264_zps9f60b069.jpg
 photo CIMG9265_zps21041c00.jpg

NESTA ALTURA, A LINHA FAZIA UMA GRANDE CURVA AFIM, DE VENCER O DESNÍVEL. DEPOIS DE DEIXAR LARINHO, A LINHA TORNA-SE MUITO NOSTÁLGICA ASSIM COMO AS POPULAÇÕES QUE ATRAVESSA. DÁ A SENSAÇÃO QUE É UMA LUTA CONTRA UM VAZIO ONDE NÃO HÁ VIDA.
AQUI, MAIS UM APEADEIRO A COMPROVAR ISSO MESMO.

 photo CIMG9266_zpsd06fd063.jpg
 photo CIMG9268_zpse6b219e1.jpg
 photo CIMG9269_zpsf82efda4.jpg
 photo CIMG9270_zpscb6de8e1.jpg

APEADEIRO DE LAMELAS PERDIDO NO TEMPO

 photo CIMG9271_zps1eebaeda.jpg
 photo CIMG9272_zpsa89c08f3.jpg

E AS PEDALADAS CONTINUAM NA DESCOBERTA DA LINHA, DA EMOÇÃO E DA HISTÓRIA DA MESMA

 photo CIMG9273_zps15577bba.jpg
 photo CIMG9274_zps63517635.jpg
 photo CIMG9276_zps7cef3242.jpg
 photo CIMG9277_zpsdee9a89f.jpg
 photo CIMG9278_zps84d9e4a7.jpg
 photo CIMG9279_zpsa11bcd62.jpg

O APEADEIRO DE QUINTA NOVA EM CARVALHAL TRISTEMENTE EM FRANCA DEGRADAÇÃO

 photo CIMG9280_zps69097223.jpg
 photo CIMG9281_zps086e1cea.jpg
 photo CIMG9282_zps56d19828.jpg

A ENTRAR EM CARVALHAL E NO RECINTO TOTALMENTE DEGRADADO DA ANTIGA ESTAÇÃO. NOTEI UMA TRISTEZA ENORME NESTE LUGAR ONDE OUTRORA, ALÉM DA AZÁFAMA DA LINHA, HAVIA A EXTRAÇÃO DE FERRO NAS MINAS AQUI DESTA ZONA QUE DAVAM CERTAMENTE UMA OUTRA VIDA A ESTA LOCALIDADE. FOI AQUI QUE OUVI POR UMA ÚNICA VEZ A VOZ HUMANA DURANTE TODO O PERCURSO PELA LINHA

 photo CIMG9283_zpsf4da58fe.jpg
 photo CIMG9284_zpsd62b989c.jpg
 photo CIMG9285_zps66a10baa.jpg
 photo CIMG9286_zps2c5a91a1.jpg
 photo CIMG9287_zpsd2436cf2.jpg
 photo CIMG9288_zpseaab52a4.jpg
 photo CIMG9289_zps411f6984.jpg
 photo CIMG9290_zpsb78aa59a.jpg
 photo CIMG9292_zps717bab1e.jpg
 photo CIMG9293_zps28c963c8.jpg
 photo CIMG9294_zps6aee2f86.jpg
 photo CIMG9295_zps2feb3963.jpg
 photo CIMG9296_zpsc7e07929.jpg
 photo CIMG9297_zpsde6406cd.jpg
 photo CIMG9299_zps77320e66.jpg
 photo CIMG9300_zpsc7e166d6.jpg
 photo CIMG9301_zps46d52e17.jpg
 photo CIMG9302_zps86deb187.jpg

AO CIMO, AS MINAS DE EXTRAÇÃO DE FERRO

 photo CIMG9303_zps904cb7a3.jpg
 photo CIMG9306_zps16b5817c.jpg

 photo CIMG9307_zpsbf120d06.jpg

APEADEIRO DE CABEÇO DA MUA. MAIS DO MESMO, POIS TAMBÉM ESTÁ TODO DEGRADADO

 photo CIMG9308_zps40c7d300.jpg
 photo CIMG9309_zps35501fa6.jpg
 photo CIMG9310_zpsf9e1ce2e.jpg
 photo CIMG9311_zps4f192d91.jpg
 photo CIMG9312_zpsdbd6db76.jpg

E O PÉRIPLO CONTINUA CALMO E SERENO ATRAVÉS DA LINHA DO SABOR

 photo CIMG9313_zps6572df54.jpg
 photo CIMG9314_zps26e723ed.jpg
 photo CIMG9315_zpsb057ab0a.jpg
 photo CIMG9316_zpsc3352eb0.jpg
 photo CIMG9317_zpsa3cf222f.jpg
 photo CIMG9318_zpsba79c6d6.jpg
 photo CIMG9319_zpsaba4f741.jpg
 photo CIMG9321_zps1754b5d8.jpg
 photo CIMG9323_zpsb65632ae.jpg

NESTA ALTURA DO PERCURSO, COM MUITO CALOR COMEÇAVA A SENTIR ALGUM CANSAÇO. HOUVE MOMENTOS EM QUE CUSTAVA PEDALAR E TALVEZ POR ISSO, CUSTOU-ME UM POUCO A CHEGAR A CARVIÇAIS COM AS FORÇAS JÁ ALGO FRACAS.

 photo CIMG9324_zpsd5462f6b.jpg
 photo CIMG9325_zps469412a2.jpg
 photo CIMG9326_zps2b4aa96f.jpg
 photo CIMG9327_zps8910bb4e.jpg
 photo CIMG9328_zps845a6737.jpg
 photo CIMG9329_zps71db05c3.jpg
 photo CIMG9330_zps3434e8fa.jpg
 photo CIMG9331_zps1113d6d5.jpg
 photo CIMG9332_zpsd487910b.jpg
 photo CIMG9333_zps20978689.jpg
 photo CIMG9334_zpsb3dbe313.jpg
 photo CIMG9335_zps90a62424.jpg

CHEGADA A CARVIÇAIS. AQUI PAREI CERCA DE 20 MINUTOS PARA DESCANSAR E APRECIEI O SILÊNCIO QUE OUTRORA SERIA BEM MENOS...ESTA PRAÇA ONDE ME ENCONTRO, A PRAÇA DA ESTAÇÃO ESTÁ ABANDONADA E SÓ OS PLACARDS DE ANTIGOS CAFÉS E RESTAURANTES, FEZ-ME PENSAR UMA VEZ MAIS QUE NA ALTURA EM QUE ESTA LINHA SERVIA ESTAS POPULAÇÕES, O MOVIMENTO DESTA PRAÇA DEVERIA SER ENORME. TRISTA SINA A DESTAS TERRAS EM QUE O COMBOIO DEIXOU DE PASSAR...

 photo CIMG9336_zps11266d1e.jpg
 photo CIMG9337_zps9ec7ad89.jpg
 photo CIMG9338_zpsc953243a.jpg
 photo CIMG9339_zpsaa375496.jpg
 photo CIMG9340_zpsc276b051.jpg
 photo CIMG9341_zps760f6b79.jpg
 photo CIMG9342_zps480cb731.jpg
 photo CIMG9343_zps43ac4671.jpg
 photo CIMG9344_zps7559099b.jpg
 photo CIMG9345_zpsb4bb3f4a.jpg

DEPOIS DE SAIR DE CARVIÇAIS, TIVE DE GERIR MUITO BEM O ESFORÇO PORQUE AS FORÇAS QUE TINHA JÁ NÃO DAVAM PARA MUITO MAIS. ATÉ MESMO FOTOGRAFAR SENTIA DIFICULDADES E POR ISSO, SÓ VOLTEI A FOTOGRAFAR QUANDO CHEGUEI NOVAMENTE AO POCINHO

 photo CIMG9346_zpsc0902e57.jpg
 photo CIMG9347_zps0ba87d8c.jpg
 photo CIMG9348_zps58363efc.jpg
 photo CIMG9349_zps2440e829.jpg
 photo CIMG9350_zps7f523052.jpg
 photo CIMG9351_zpsb2d8477a.jpg
 photo CIMG9352_zps48e4b77b.jpg
 photo CIMG9354_zps8f43a4e5.jpg
 photo CIMG9355_zps54771b32.jpg
 photo CIMG9356_zpsa3211046.jpg
 photo CIMG9357_zpsf4eeec65.jpg
 photo CIMG9358_zpsa3ce2a70.jpg
 photo Semtiacutetulo1_zps28ab7a62.jpg
 photo Semtiacutetulo_zpsf75c0407.jpg

E MAIS UM RITUAL DE DESMONTAR E EMBALAR A "POBRE" DA BICICLETA

 photo CIMG9359_zps0657f98a.jpg
 photo CIMG9360_zpsa2edcc89.jpg
 photo CIMG9360A_zps165c5fc5.jpg

COM O MEDO DE PERDER O COMBOIO, CHEGUEI CEDO DEMAIS AO POCINHO E POR ISSO, ENQUANTO ESPERAVA PELA PARTIDA, FOI FOTOGRAFANDO A ÁREA CIRCUNDANTE À ESTAÇÃO

 photo CIMG9361_zps51232b46.jpg
 photo CIMG9363_zps7c2f6ae2.jpg
 photo CIMG9364_zps1b3866e9.jpg
 photo CIMG9365_zps494b7c92.jpg
 photo CIMG9366_zps914ac9a3.jpg
 photo CIMG9368_zps34f0bd16.jpg
 photo CIMG9370_zps9777cf61.jpg
 photo CIMG9371_zps45028ed2.jpg
 photo CIMG9372_zps396aa47a.jpg
 photo CIMG9373_zpsbfe3b91b.jpg
 photo CIMG9374_zps269d621a.jpg
 photo CIMG9376_zps5f7a99b5.jpg
 photo CIMG9377_zps6f04a8a2.jpg
 photo CIMG9378_zps0a98cb73.jpg
 photo CIMG9379_zps44915343.jpg
 photo CIMG9380_zpsd78631ea.jpg
 photo CIMG9381_zps7be67d59.jpg
 photo CIMG9382_zpsbe41d867.jpg
 photo CIMG9383_zpsba78b6ba.jpg

E JÁ EM PLENA VIAGEM, VOU-DEIXAR PELAS PALAVRAS E DELICIAR-ME COM AS IMAGENS DO RIO DOURO, DAS VINHAS QUE O BANHAM, DOS SOLARES QUE LHE FAZEM COMPANHIA E DAS TERRAS COM CASAS EM SOCALCOS A ELE DÃO VIDA

 photo CIMG9393_zps3b83a0df.jpg
 photo CIMG9394_zps3b3a878f.jpg
 photo CIMG9395_zps4e217818.jpg
 photo CIMG9397_zpsbeff777a.jpg
 photo CIMG9398_zps341ac546.jpg
 photo CIMG9400_zps88352f96.jpg
 photo CIMG9401_zpse0b69e7d.jpg
 photo CIMG9402_zps97dc8e3b.jpg
 photo CIMG9403_zps3b3b3ee3.jpg
 photo CIMG9404_zps839029e5.jpg
 photo CIMG9405_zps89a6cbef.jpg
 photo CIMG9410_zpse294c8a3.jpg
 photo CIMG9412_zpsfc6c1c77.jpg
 photo CIMG9414_zpseebe9d54.jpg
 photo CIMG9415_zpse0a4583a.jpg
 photo CIMG9419_zpsb20ecb1c.jpg
 photo CIMG9421_zpsa6f6fcd6.jpg
 photo CIMG9423_zps1a43654c.jpg
 photo CIMG9424_zpse5d1d18c.jpg
 photo CIMG9426_zps62191f5a.jpg
 photo CIMG9427_zps380674d3.jpg
 photo CIMG9429_zpsee6008b0.jpg
 photo CIMG9434_zps7ac40512.jpg
 photo CIMG9435_zps488ee399.jpg
 photo CIMG9436_zps08220108.jpg
 photo CIMG9445_zps18c013ce.jpg
 photo CIMG9446_zps1a453dc8.jpg
 photo CIMG9448_zps809f954c.jpg
 photo CIMG9449_zps0efedcb3.jpg
 photo CIMG9450_zpsc42e5479.jpg
 photo CIMG9451_zps8354974c.jpg
 photo CIMG9452_zps2f265600.jpg
 photo CIMG9453_zpsa0d2b516.jpg
 photo CIMG9454_zpsa85ad321.jpg
 photo CIMG9455_zps151bf9a5.jpg
 photo CIMG9457_zpsa9e5053d.jpg
 photo CIMG9458_zpsa5f16a4d.jpg
 photo CIMG9459_zps61ecb335.jpg
 photo CIMG9460_zps864c84f6.jpg

A LINHA QUE SE VÊ NA PARTE SUPERIOR DA FOTO, É A LINHA DO TUA QUE FUTURAMENTE INFELIZMENTE DEIXARÁ DE EXISTIR. NAS FOTOS SEGUINTES, CONSEGUE-SE VISLUMBRAR UM MURO-SUPORTE DA MESMA LINHA E AS OBRAS DA FUTURA BARRAGEM

 photo CIMG9461_zps63adca7e.jpg
 photo CIMG9463_zps358353ce.jpg
 photo CIMG9464_zpse09c14e4.jpg
 photo CIMG9465_zpsa8428f19.jpg

E CONTINUANDO A VIAGEM

 photo CIMG9466_zpsc5aee6a6.jpg
 photo CIMG9469_zps0f71924d.jpg
 photo CIMG9471_zps5e096807.jpg
 photo CIMG9472_zps655feb95.jpg
 photo CIMG9473_zps207a4599.jpg
 photo CIMG9476_zps10f24525.jpg
 photo CIMG9479_zpscdf347e1.jpg
 photo CIMG9481_zpscf4a83b7.jpg
 photo CIMG9482_zps184ecfe3.jpg
 photo CIMG9483_zps4b74e3f4.jpg
 photo CIMG9484_zps5aa52ade.jpg
 photo CIMG9485_zpse48b2f76.jpg
 photo CIMG9487_zps2995da8d.jpg
 photo CIMG9488_zps48aef834.jpg
 photo CIMG9489_zpsf4d84c98.jpg
 photo CIMG9490_zps0eae5af6.jpg
 photo CIMG9492_zps4c1d9f79.jpg
 photo CIMG9499_zps53afef47.jpg
 photo CIMG9501_zpse30bdd1d.jpg

JÁ NA RÉGUA E ENQUANTO SEGUIA PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LOCAIS, EIS QUE "ESTOU" EM PLENO CAMINHO PORTUGUÊS DO INTERIOR PARA SANTIAGO :)

 photo CIMG9503A_zps1cb90802.jpg
 photo CIMG9508I_zps58c1495c.jpg

JÁ NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS QUE ME ACOLHERAM DE UMA FORMA ESPETACULAR. OBRIGADO UMA VEZ MAIS POR ME TEREM ACOLHIDO

 photo CIMG9507A_zps756c593e.jpg
 photo CIMG9505_zpsd5d5d234.jpg
 photo CIMG9506_zps3f9f9b44.jpg
 photo CIMG9507_zps879cf6d1.jpg
 photo 20130914_151238_zps6d17aa6b.jpg

E PARA TERMINAR BEM O DIA, UMA PEQUENA VOLTINHA NOTURNA PELO CENTRO DA RÉGUA PARA RELAXAR OS MÚSCULOS

 photo CIMG9508A_zpsbaf24129.jpg
 photo CIMG9508B_zpsdd5c87ce.jpg
 photo CIMG9508C_zpse04d661d.jpg
 photo CIMG9508D_zpsdf12597d.jpg
 photo CIMG9508E_zps948281c8.jpg
 photo CIMG9508F_zps5be9f6f2.jpg
 photo CIMG9508H_zps8d370070.jpg

PARA O TRACK GPS, NO SEGUINTE LINK http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5245251









2 comentários:

  1. foi mais um dia soberbo e cheio de histórias. é fabuloso estar a fazer isto. é de uma sensação indescritível. penso que o report esplica de uma forma mto sucinta tudo o que passei :)

    ResponderEliminar